29 setembro, 2011

CIRIO DE NAZARE

A insonia me fez voltar ao passado e que bom, recordar uma das boas coisas que marcaram minha infância e com certeza a de meus irmãos. Círio de Nazaré

Mamãe preparava a maniçoba. Comida boa e típica aqui da terrinha boa, nossa casa ficava super limpinha e arrumada, o leitão era preparado logo cedo, pois no sábado a noite ao voltar para casa da trasladação nosso lanche era, leitãozinho bem assadinho, uma verdadeira delicia, preparado por minha mãe a quem Deus tinha dado o dom da culinária e com pão careca, e naquela linda hora em que s reunidos nossos planos eram feitos da noite em que iriamos no arraial sempre na companhia de nossos pais, nos brinquedos, pescaria enfim, como sempre seria uma noite perfeita, íamos dormir felizes para esperar a romaria do Círio de Nazaré, acordávamos com o cheiro agradavel das delicias feitas por mamãe, tudo era feito bem cedinho para juntos ver a passagem do Círio, muitas homenagem eram prestadas como a queima de fogos dos estivadores, tradição que continua até hoje, já em casa só sentávamos para almoçar após a santa missa, ou seja depois que a imagem chegasse em seu santuário, Basílica de Nazaré e no final da missa o almoço era servido, era um dia perfeito. Aqui fico pensando e agradecendo a Deus, pela família e tudo de bom que ele nos concedeu.
CIRIO DOS BOMBEIROS !

É Círio novamente e o clima do Círio já se fazia presente nas ruas da Cidade enquanto a Berlinda com a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré passava e com a graça de Deus fiquei maravilhada ao presenciar mais uma demonstração de fé a Virgem Santa, Círio dos Bombeiros eles comemoram 15 dias antes de nossa festa maior, pois dia do Círio todos ficam de prontidão sem a companhia de suas famílias e para minha alegria um dos caminhos tomados, para chegarem em sua sede à avenida Senador Lemos, bem pertinho de minha casa, os fogos anunciavam que eles estavam perto com a imagem peregrina, conduzida no jeep da corporação e fui como muitos até a esquina e como eu muitas pessoas aguardavam a passagem . A Policia Militar e seus batedores anunciavam que a imagem vinha logo a seguir em sua berlinda e corporação dos bombeiros, muitos vinham correndo, outros em seus carros com a sirene ligada, enfim foi uma demonstração de fé de emocionar a todos que como eu pode assistir tão grande espetáculo. A emoção foi muito grande, todos aplaudindo com lágrimas nos olhos ao som dos fogos que estavam sendo queimados, naquela hora bendita pensei, é o Círio outra vez.



Nenhum comentário: